Estudos científicos

Estudos científicos

A acupuntura e a osteopatia funcionam?

Isto tem sido alvo de um enorme debate nos últimos anos.

O pensamento corrente e convencional tem tendência para desacreditar certos tipos de terapia. A acupuntura e a osteopatia ainda costumam ser rotulados de “terapias alternativas”.

No entanto, as coisas já estão a mudar há vários anos para cá. Por exemplo, algumas personagens públicas começaram a relatar a eficácia da acupuntura, sendo Carlos Lopes, o eterno campeão olímpico da Maratona em Los Angeles, a primeira testemunha famosa.

Claro que o interesse aumentou muito à conta deste tipo de visibilidade mediática e as pessoas têm-se voltado cada vez mais para a acupuntura e para a osteopatia nos últimos 30 anos.

O que dizem os estudos?

Nos últimos 20 anos, foram realizados mais de 13.000 estudos em mais de 60 países. A ciência não confirma que a acupuntura e a osteopatia tratam eficazmente todas as doenças conhecidas.

Contudo, existem vários casos em que as evidências a favor da acupuntura e da osteopatia são muito fortes.

Dores e Patologias

Dores de cabeça, Enxaquecas, Dores lombares, Dor Ciática, Náuseas e Vómitos, Rinites alérgicas, Insónias, Intestino irritável, Obstipação, Cólicas biliar e renal, Dor de pescoço e Entorses.

Estas condições patológicas são apenas alguns exemplos em que a acupuntura e a osteopatia apresentam uma evidência forte em termos de eficácia terapêutica, mas há mais resultados positivos e promissores noutras patologias. Os estudos continuam em marcha.

Acupuntura – Bibliografia e Estudos científicos

Para saber mais sobre a eficácia da acupuntura, sugerimos a consulta dos seguintes documentos e websites:

Osteopatia – Bibliografia e Estudos científicos

Para saber mais sobre a eficácia da osteopatia, sugerimos a consulta dos seguintes documentos e websites:

Índice

Falar connosco!
Enviar mensagem
Partilhe esta página
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin